quinta-feira, 25 de março de 2010

Deividi Aurélio ( literatura 1 ) Andréia ...

O trovadorismo é a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Seu surgimento ocorre no mesmo período em que Portugal começa a se despontar como nação livre, no século XII; porém, as suas origens dão-se na Provença, de onde vai se espalhar por praticamente toda a Europa. Apesar disso a lírica medieval galego-portuguesa vai possuir características próprias e um grande productividade e número considerável de autores conservados

É o conjunto das manifestações literárias contemporâneas à primeira dinastia - a dinastia de Borgonha (1109-1385) Alguns aspectos da história da Península Ibérica são importantes para entendermos certas características das manifestações literárias desse período:

a) O feudalismo, já em declínio, terá reflexos até mesmo na linguagem da poesia amorosa, como veremos adiante. As cortes dos reis e dos grandes senhores feudais são os centros de produção cultural e literária.

b) A reconquista do território, dominado pelos árabes desde o século VIII, faz prolongar, na nobreza ibérica, o espírito guerreiro e aventureiro das Cruzadas. Daí o gosto tardio em Portugal pelas novelas de cavalaria.

c) Por último, o profundo espírito religioso medieval e teocêntrico refletirá tanto nas já citadas novelas de cavalaria como na poesia de temática religiosa (Cantigas de Santa Maria, de D. Afonso X) e nas hagiografias (vidas de santos) e obras de devoção.



"No mundo non me sei parelha ,

mentre me for como me vai ,

ca já moiro por vós - e ai !

mia senhor branca e vermelha ,

queredes que vos retraia

quando vos eu en saia !

Mau dia me levantei,

que vos enton non vi fea !



E , mia senhor , dês aquel dia , ai !

me foi a mi mui mal ,

e vós , filha de do Paai

Moniz , e ben vos semelha

d'haver eu por vós guarvaia ,

pois eu , mia senhor , d'alfaia

nunca de vós houve nen hei

valia d'ua correa . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário